Mídia / Jornal Fera

Conheça 5 técnicas para fazer leituras difíceis

26/11/2015

Na hora de estudar, muitos alunos apresentam grande dificuldade para interpretar textos mais difíceis, seja por apresentarem uma linguagem complexa ou por ser sobre um assunto que têm mais dificuldade. Trata-se de um problema vivenciado por muitos estudantes, que muitas vezes percebem que, embora leiam o mesmo capítulo de um livro inúmeras vezes, não conseguem assimilar nada, prejudicando o andamento dos estudos.

2 - Observe subtítulos e legendas com atenção
Subtítulos, legendas e notas de rodapé podem parecer menos importantes em relação à leitura geral, mas quem pensa dessa forma pode estar enganado. Prestar atenção nessas partes do texto pode ser fundamental para ter noção sobre o assunto principal tratado pelo autor. Muitas vezes a ideia central pode não ser percebida ao longo da leitura e sim através de uma simples frase abaixo de um título, por exemplo.

3 - Leia o resumo dos capítulos
Também é interessante ler os resumos de cada um dos capítulos do texto para que você tenha uma prévia sobre o que será abordado mais a frente. Assim, você pode aproveitar para pesquisar sobre o assunto antes de iniciar a leitura, tornando-se mais preparado para ler o conteúdo na íntegra e potencializar a compreensão.

4 - Faça observações
Outra técnica interessante é fazer observações ao longo da leitura. Por meio de pequenas anotações, por exemplo, você pode marcar os tópicos que não ficaram claros ou alguma palavra que você precisará pesquisar o significado. Uma boa ideia é usar post-its para fazer essas marcações importantes.

5 - Atente-se às listas
É importante estar atento e observar se existem listas no texto. A enumeração de tópicos pode ser útil, principalmente para quem possui uma interpretação mais visual, podendo fazer com que a leitura fique mais organizada. Além disso, elas podem funcionar como um resumo do próprio texto.


Fonte: Universia Brasil