Mídia / Jornal Fera

Como se adaptar à vida pós-faculdade

09/09/2016

Todos esperamos ansiosamente o dia em que não teremos que fazer provas, trabalhos e lição de casa novamente, mas quando esse momento chega nós simplesmente não sabemos mais o que fazer. Nos acostumamos ao papel de estudante, a ter uma certa independência, mas nem de perto o número de responsabilidades quanto teremos agora.

Adaptar-se à vida depois da faculdade pode ser muito estressante para muita gente, mas é só mais um passo na escada da vida. É claro que a vida depois da graduação não é necessariamente pior, mas é normal ter medo do desconhecido. E ainda por cima não existe um “Guia para Sobreviver na Vida Real”, e nenhuma receita para um futuro de sucesso ou um final feliz. A partir de agora tudo depende de nós mesmos.
Com isso em mente, confira algumas dicas que podem fazer esse processo ser mais fácil e gradual:

1 - Tire um tempo para viajar
Ter dificuldades para se ajustar ao seu novo estilo de vida significa que você precisa se ocupar o máximo que puder. É verdade que o peso das responsabilidades cresceu, mas quem disse que você não pode aproveitar o seu tempo se divertindo? Tire um tempo para viajar, ver lugares novos e visitar amigos no exterior, entre outras coisas.

2 - Mantenha contato com seus colegas de curso

É uma boa ideia manter contato com o maior número de colegas que conseguir. Afinal, vocês estão no mesmo barco. É bom poder conversar com alguém que está na mesma situação que você. Além disso, as amizades e contatos feitos na faculdade, provavelmente, serão alguns dos mais importantes que você formará na sua vida.

3 - Estude sozinho
Se você não consegue se acostumar a não ter aulas e seminários e sente que nunca mais vai aprender algo novo: você está errado! Existem várias opções para estudar independentemente. É possível encontrar cursos gratuitos online e inclusive acrescentar certificados ao seu currículo. Não importa o estágio da vida, você ainda tem muito o que aprender. Longe da universidade, terá a liberdade de realmente explorar o que gosta de verdade. Não deixe seu cérebro ficar preguiçoso. Continue exercitando suas habilidades de estudo que adquiriu durante os últimos anos.

4 - Consiga um estágio ou emprego
Depois de terminar a universidade, você precisa pensar sobre a sua futura carreira. É uma boa ideia achar um estágio ou algum tipo de emprego. Um bom diploma é importante, mas experiência real de trabalho normalmente é de igual importância.

5 - Participe de eventos para alunos
A maioria das universidades tem eventos de alunos dos quais você pode participar. Essa pode ser uma boa resposta para a pergunta que assombra o recém-formado: “o que fazer com a minha vida?!”. Isso porque esses eventos são ótimas oportunidades de conhecer pessoas com a mesma idade que você e com educação semelhante. Inspire-se com essas pessoas! Compartilhe suas experiências. Em algum momento você vai perceber que, na verdade, conquistou muito depois da faculdade!


Fonte: Universia Brasil