Mídia / Jornal Fera

Cartão de confirmação da inscrição no Enem 2013 já está disponível

14/10/2013

Além da consulta online, os estudantes também receberão pelos Correios uma via de seu cartão de confirmação. Segundo o ministro Aloizio Mercadante, o envio das cartas começou a ser feito no dia 1º de outubro e todos os candidatos devem receber o documento até o dia 18 de outubro.

Mercadante minimizou um eventual impacto que a greve dos Correios pode causa na entrega dos cartões: "Não haverá problemas de entrega dos cartões", afirmou o ministro da Educação.
No cartão de confirmação do candidato devem estar seu número de inscrição, a data, hora e o local de realização das provas. Além disso, deve constar também a opção de língua estrangeira e se há algum tipo de atendimento diferenciado para a prova, como para deficientes.

Caso o cartão de inscrição contenha erros, o estudante deve entrar em contato com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) pelo telefone 0800-616161.

26 e 27 de outubro
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro e começam às 13h (horário de Brasília). Os alunos poderão fazer as provas em 1.661 cidades do Brasil.

No primeiro dia, os candidatos terão de resolver as provas de ciências humanas e ciências naturais, a duração é de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos.

Os candidatos não poderão sair do local de provas antes de duas horas do início do exame.

Correção da redação
Nesta edição do Enem, a correção da redação deverá seguir critérios mais rigorosos. Redações que contarem com trechos desconectados com o resto do texto (como as que apresentaram receita de macarrão e trecho do hino do Palmeiras) vão receber nota zero. Até 2012, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos.

A redação será corrigida por dois especialistas, de forma independente. Caso a diferença das notas seja maior que 100 pontos, um terceiro corretor deverá ser acionado.

Para que serve o Enem
Neste ano, as 59 universidades federais usarão a nota do Enem em seu processo seletivo. A nota é usada também para classificação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos).

Candidatos interessados em cursos técnicos também poderão usar a nota para concorrer a vagas pelo Sisutec.

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.

Fonte:Educação Uol