Mídia / Jornal Fera

Bacharelado ou licenciatura?

27/01/2017

Para se decidir entre o bacharelado e a licenciatura você precisa conhecer as diferenças básicas entre os dois tipos de graduação. Enquanto um bacharel é formado para atuar de forma mais ampla no mercado, a licenciatura é indicada para quem quer virar professor e dar aula para o Ensino Fundamental e Médio.

As duas habilitações têm a mesma base. No entanto, dependendo da faculdade, a partir de determinado semestre é preciso optar entre o bacharelado ou a licenciatura. Os estudantes desta última irão ver na faculdade disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

O bacharel pode trabalhar em áreas mais diversas e ser, por exemplo, médico, administrador, engenheiro… Só não pode dar aula, a não ser que tenha cursado durante a graduação, além das matérias do bacharelado, as disciplinas voltadas à área de educação. Se optar por ser professor depois de terminar o bacharelado, o estudante pode reingressar na faculdade e pedir dispensa das matérias já vistas e fazer apenas as disciplinas ligadas à formação de docente.

Para o pró-reitor de graduação da Unicamp, a licenciatura pode oferecer um bom campo de trabalho no Brasil. “É uma área que o país precisa e sempre haverá demanda. A tendência é a valorização do professor, principalmente para o Brasil avançar frente aos outros países, pois só conseguirá progredir através da educação”, explica Marcelo Knobel.




Fonte: Guia do Estudante