Mídia / Jornal Fera

As vantagens da Pós-Graduação em sua carreira

29/10/2014

A necessidade de capacitação profissional tende sempre a aumentar diante a riqueza de novas informações em diversas áreas. Aqueles que acreditam fielmente na única necessidade de diploma de graduação nas mãos para ser um bom profissional e desta forma se garantir no mercado de trabalho, está com pensamento totalmente otimista diantes os desafios da vida moderna.
É de extrema relevância dar continuidade aos estudos, mesmo depois de graduado, e isto se deve a vários motivos. Primeiramente as empresas têm tido um nível de expectativa muito alto em relação ao conhecimento que os recém-formados apresentam. Devido a este fator, aqueles profissionais que se especializam e aprimoram seus conhecimentos, têm mais chances de se manter neste mercado. Outro motivo, talvez mais motivador, está relacionado ao salário daqueles que possuem um curso de pós-graduação.

Por que focar em Pós-Graduação?
Os profissionais que fazem uma pós-graduação conseguem ter, em seus salários, um aumento significativo. Esta diferença pode chegar a até mais de 20% ao se comparar com o salário de outro profissional que seja apenas graduado. É interessante ressaltar que cursando uma pós-graduação os profissionais também se atualizam e melhoram seu networking, o que acaba sendo uma ferramenta extra na hora de concorrer a um emprego.
Atualmente, são várias as carreiras que estão em alta para os pós-graduados. Entre elas as áreas que englobam as profissões consideradas do futuro. Podem ser citadas as seguintes áreas: TI (Tecnologia da Informação), Energia, Genética, Esportes e Meio Ambiente.
Como já foi dito, um dos motivos pelo qual um curso de pós-graduação faz diferença, é a melhora de salário. Independente da área de atuação pode-se notar este aumento salarial, seja em design gráfico, gestão de pessoas e projetos, engenharia de software, marketing, administração, acessoria financeira, educação, banco de dados, web design ou gestão de negócios, etc.
Uma área que está em destaque também é a área relacionada à sustentabilidade. Cursar uma pós-graduação em “Gestão de Sustentabilidade” seria uma boa opção para aqueles que querem melhorar sua posição profissional e desejam trabalhar na área. Já virou uma tendência não só no Brasil, mas no mundo como um todo, pelo fato de que as empresas estão investindo ainda mais neste setor.

A visão das empresas diante a Pós-Graduação
Existem alguns setores em que há uma grande necessidade de profissionais especializados e familiarizados com a área, mas costuma ser algo difícil de encontrar. Neste caso, aqueles que possuem uma pós-graduação, se garantem e ganham maior credibilidade. Entre estas profissões podem-se destacar o curso de Negócios em Petróleo e Gás e Finanças aplicadas à gestão de RH. O primeiro, “Negócios em Petróleo e Gás” está em destaque devido ao fato do petróleo ser considerado o principal combustível do planeta e também pelos grandes trabalhos envolvidos com ele atualmente. Só no Brasil com a descoberta do “Pré Sal” a previsão de crescimento neste setor é imenso. Já o segundo, “Finanças aplicadas à gestão de RH” é uma nova estratégia que surgiu nas empresas e que pode aumentar o desempenho do trabalhador, portanto da empresa como um todo.
 As organizações em geral têm buscado melhorar a sua gestão em todos os seus setores, e por isso tem procurado sempre mais mão de obra especializada. Entre os cursos de pós-graduação em gestão que estão em alta, pode-se citar: gestão de pessoas, gestão empresarial, gestão estratégica de serviços e gestão financeira.
 Devido o crescente avanço tecnológico, econômico e social do mundo, as empresas têm sido mais seletivas e tem buscado cada vez mais profissionais qualificados, para desta forma acompanhar este grande desenvolvimento. Garantir um curso de pós-graduação em seu currículo, sendo ele de especialização, MBA, mestrado ou doutorado, não mostra apenas os seus conhecimentos, mas sim que você é uma pessoa que se preocupa com o seu crescimento e que busca sempre melhorar. Este tipo de profissional é que o mercado está buscando. Ele deve saber fazer as suas escolhas, analisando assim qual destas três opções é a mais indicada para sua carreira e para seu objetivo profissional. Hoje, ter um diploma de pós deixou de ser um diferencial, e passou a ser um requisito. Quanto mais conhecimento a pessoa tiver, mais reconhecimento ela conquistará.

Fonte: Guia da Carreira