Mídia / Jornal Fera

Aprenda a ler mais rápido com 4 dicas

04/08/2014

Ler rápido é uma habilidade que pode ajudá-lo muito em várias situações: ao correr para ler um livro a tempo de uma prova que você se esqueceu, ter acesso a um número maior de informações em menos tempo... Mas, como desenvolver essa capacidade? Separamos 4 dicas para que você aprenda a ler mais rápido de um jeito fácil:

1 – Use algo para acompanhar a leitura
Pode ser uma caneta, régua ou até o marca-páginas: utilize algum objeto para acompanhar a sua leitura linha a linha. Assim você evita se perder na leitura e economiza o tempo que gastaria tentando encontrar o ponto no qual parou.

2 – Faça leitura silenciosa
Antes de falar qualquer coisa, o seu cérebro tem que processar a informação para depois distribuí-la entre os músculos e órgãos necessários à fala. Isso gasta tempo, portanto faça uma leitura silenciosa, sem falar nada.

3 – Não mexa muito a cabeça
Não mexa muito a cabeça e os olhos. Uma leitura pode se tornar mais rápida quando você afasta um pouco o livro e, assim, amplia o seu campo de visão.

4 – Não leia mais rápido do que você pode entender
Ler rápido é muito bom, entretanto não deixe que esse hábito faça com que você apenas leia coisas sem entender o significado delas. A leitura rápida deve ser algo que o ajuda, e não um empecilho na compreensão, caso contrário de nada valerá.

Fonte: Universia Brasil