Mídia / Jornal Fera

Aprenda a fazer uma boa apresentação de trabalhos para a sala

07/08/2014

Se você é estudante, certamente, já teve que apresentar um trabalho em sala de aula e, provavelmente, se sentiu desconfortável com isso. A timidez, o medo de gaguejar e uma postura errada realmente podem arruinar uma apresentação, mas existem algumas técnicas que você deve usar para conseguir se sair bem.

A primeira delas é falar pouco. É isso mesmo: falar menos e com mais objetividade faz com que a sua apresentação se torne menos tediosa para quem está assistindo.

Além disso, tome cuidado com as apresentações de slides: elas devem servir como um guia do seu trabalho e apresentar pontos-chaves e imagens ilustrativas. Quando você coloca mais informações do que deveria, as pessoas acabam ficando com preguiça de acompanha-los.

Lembre-se de que, por mais nervoso que esteja, ficar sentado não é uma boa escolha. Apresente o seu trabalho em pé. Se estiver com medo de tremer as mãos, segure algum objeto, tal como uma caneta ou uma régua, e use-o para mostrar os slides.

Fazer uma apresentação pode deixa-lo aflito, mas siga essas dicas e tenha a certeza de que o seu trabalho será reconhecido pelo professor.

Fonte: Universia Brasil