Mídia / Jornal Fera

9 passos para mudar de carreira com sucesso

20/09/2016

Você pode querer mudar de carreira por várias razões. Talvez suas ambições de carreira tenham mudado ou os seus valores tenham sido alterados. Você pode querer horários de trabalho mais flexíveis, ganhar mais dinheiro, entre outras coisas. Mas antes de tomar uma decisão como essa, é preciso avaliar bem em que ponto sua carreira está e onde ela pode chegar. Para começar, leia as dicas a seguir para pensar nos seus interesses, opções e considerar caminhos alternativos para a sua carreira e fazer a decisão de mudar de rumo:

1 - Avalie o quão satisfeito você está com o seu trabalho
Para monitorar bem os seus sentimentos sobre o seu trabalho, mantenha um diário com as suas reações sobre o seu trabalho. Depois de algum tempo, leia e procure por temas recorrentes. De que aspectos do seu trabalho você gosta? Quais não gosta? Seus descontentamentos são relacionados com o trabalho, cultura da empresa ou com as pessoas com as quais trabalha?

2 - Pense nos seus interesses, valores e habilidades
Revise os sucessos do seu passado, trabalhos voluntários e projetos. Pense em como as habilidades adquiridas com essas experiências ajudam você a identificar as habilidades e atividades que prefere ter. Determine se os seus valores e habilidades funcionam com a sua carreira atual.

3 - Considere outras carreiras
Pesquise alternativas de carreira que funcionem melhor com o seu perfil. Use a internet, fale com seus amigos, família e contatos de trabalho. Se está tendo dificuldades em pensar qual carreira escolher, você também pode procurar ajuda profissional. Encontre, por exemplo, um conselheiro de carreira.

4 – Procure ajuda com profissionais da área
Falar com pessoas da área é o melhor jeito de descobrir sobre ela. Tente marcar almoços ou conversas com profissionais da área para ter uma ideia melhor de como é o trabalho. Uma boa fonte desse tipo de contato são os seus colegas de faculdade. O LinkedIn também pode ajudar você a achar gente disposta a conversar sobre o próprio emprego.

5 - Arrume um job shadow
Um shadow job (ou trabalho de sombra) é uma oportunidade para observar um trabalho em primeira mão. Passe alguns dias ou horas com alguém que trabalha em algum dos seus campos de interesse. Mais uma vez, procure voluntários para serem observados entre os seus colegas de faculdade.

6 - Tente fazer o serviço
Procure trabalhos voluntários ou freelance relacionados à área. Por exemplo, se trabalhar com edição é do seu interesse, tente trabalhar no jornal da sua cidade. Se quer trabalhar com animais, seja voluntário em um canil.

Fonte: Universia Brasil