Mídia / Jornal Fera

7 profissões para quem é apaixonado por animais

15/09/2016

Ainda segundo o IBGE, somos o 4º país com maior número de animais de estimação no planeta e o 2º em número de cães, gatos e aves canoras e ornamentais.

Num país que abriga cerca de 132 milhões de pets, não é de espantar que profissões ligadas a esse universo estejam em alta.

Sobretudo em meio à rotina agitada das grandes cidades, os donos investem cada vez mais dinheiro em serviços que promovam o bem-estar dos bichos.

Veterinários, adestradores, psicólogos de animais e "pet-sitters" — a versão animal das "baby-sitters" ou babás — que o digam.

Por serem cada vez mais bem tratados, os bichos de estimação também vivem mais. Graças ao aperfeiçoamento de vacinas e rações, sua expectativa de vida aumentou 20% nos últimos 10 anos.

Com a ajuda da Holipet, empresa de marketplace especializada em pets, preparamos uma lista de carreiras para quem é apaixonado por animais de estimação. Confira abaixo:

Dog walker
Cães precisam de passeios regulares, mas nem sempre seus donos têm tempo para levá-los. Daí a busca crescente por "dog-walkers" ou passeadores de cachorros. Se você tem interesse na atividade como forma complementar a sua renda, vale a pena buscar um curso preparatório. Além de conhecimentos técnicos sobre o comportamento animal, é preciso ter bom condicionamento físico para aguentar longos passeios.

Adestrador
Animais treinados, sobretudo cães, são muito usados em filmes, séries, novelas e comerciais. Mas um adestrador também pode ser contratado por quem simplesmente quer ter um companheiro mais educado, sociável e obediente em casa. Há diversas escolas especializadas em formar esses profissionais, diz Gabriela Arbor, assistente de comunicação da Holipet. Para se dar bem na atividade, é imprescindível gostar de cães, ser organizado e esbanjar paciência.

Pet sitter
Assim como as babás ou "baby-sitters", os "pet-sitters" são profissionais capacitados em noções de higiene e primeiros socorros — só que, em vez de cuidarem de crianças, supervisionam bichos. É fundamental conhecer a fundo o comportamento animal e ter noções básicas de medicina veterinária. Ter empatia pelos donos e pelos pets que precisam de cuidados também conta muitos pontos, diz Gabriela.

Psicólogo de animais
Quem nunca conheceu um cachorro que morde quem chega perto, um gato que nunca para de miar ou um pássaro que arranca as próprias penas? Em muitos casos, é preciso contratar um profissional especializado em comportamento animal para ajudá-los. Aliados dos veterinários, os psicólogos pet procuram apaziguar o sofrimento e aumentar a qualidade de vida dos bichos e seus proprietários.

Groomer
O "groomer" é um esteticista que cuida da beleza, higiene e saúde de cães e gatos. Além das questões estéticas, sua prioridade deve ser a qualidade de vida do pet. É preciso ter conhecimento sobre as as peculiaridades de cada animal para fazer as intervenções mais adequadas para cada tipo de pelo, raça, demanda de saúde e estrutura física.

Veterinário
Um médico veterinário pode cuidar da saúde de diversas espécies de animais e se especializar em áreas como dermatologia, odontologia, nefrologia, obstetrícia ou oncologia, por exemplo. Como qualquer outra profissão, há desafios consideráveis no dia a dia, então vale a pena testar a sua vocação. "Considere a ideia de ser voluntário em uma clínica ou abrigo para animais, para decidir se é realmente o que você quer fazer antes de ingressar num curso universitário", sugere Gabriela.

Fotógrafo de animais
Tirar fotos de animais pode ser incrivelmente difícil, mas a recompensa é proporcional ao esforço. Se você ama fotografia e é apaixonado por bichos, vale a pena investir em cursos na área. A capacitação é fundamental para adquirir as técnicas necessárias para produzir imagens de qualidade, diz Gabriela Arbor, da Holipet.

Fonte: Exame - Educação