Mídia / Jornal Fera

6 tipos de estudantes e como identificá-los em seu grupo

02/12/2013

6 tipos de estudantes e como identificá-los em seu grupo: 1. O preguiçoso esclarecido

Esse tipo de estudante é inteligente, mas preguiçoso em maior medida. Ele passa a maior parte do dia dedicando seus esforços a fugir do trabalho em equipe, em vez de dedicar-se a ajudar o grupo. O preguiçoso esclarecido sabe como fazer as coisas, mas dificilmente toma a iniciativa. Para trabalhar com esse tipo de pessoa, procure identificar suas qualidades e elogiá-lo por elas. Em seguida, atribua a ele tarefas bastante específicas e que demandem o uso dos talentos que você já apontou. Além disso, é essencial estabelecer prazos e oferecer feedback durante o desenvolvimento do projeto.


6 tipos de estudantes e como identificá-los em seu grupo: 2. O esperto mal-humorado

Não importa quantos argumentos você esteja oferecendo para validar suas ideias, esse tipo de estudante sempre encontrará algo negativo para dizer sobre elas. Porém, eles não costumam oferecer alternativas melhores que a sua. Para trabalhar com pessoas assim é necessário ser tolerante e paciente. Mantenha em mente que não compensa criar caso por conta de uma ou duas reclamações. Procure relevar esse comportamento e estimule o mal-humorado a aparecer com ideias valiosas.


6 tipos de estudantes e como identificá-los em seu grupo: 3. O líder nato

Esse é o integrante que pode acabar arrecadando todo o trabalho, uma vez que assume a responsabilidade dos outros membros da equipe. Por isso, é essencial se manter atento a esse integrante. Você não quer abusar da boa vontade dele. Se você observar um dos seus colegas oferecendo-se para assumir as tarefas dos demais integrantes, entre em cena. Seja delicado, mas explique que cada um deve assumir suas próprias responsabilidades para que o projeto se desenvolva da maneira correta. Você não quer sobrecarregar apenas um integrante e correr o risco de deixá-lo desmoronar quando mais for necessário.


6 tipos de estudantes e como identificá-los em seu grupo: 4. O excessivamente empolgado

Esse é o integrante que nas primeiras reuniões aparece cheio de energia e sugestões, mas desaparece quando é hora de colocar as ideias em prática. Para trabalhar com esse tipo de colega, é essencial manter o controle sobre ele. Mantenha em mente que ele age assim porque quer atenção, e tente, na medida do possível, dar isso a ele para que o trabalho seja realizado. Evite dar a ele muitas tarefas logo de cara, certifique-se de que ele tenha concluído uma tarefa antes de oferecer algo a mais para fazer.


6 tipos de estudantes e como identificá-los em seu grupo: 5. O fugitivo

Esse é aquele colega que se esconde atrás dos livros quando o restante do grupo precisa de um voluntário para fazer uma tarefa. Ele está sempre se escondendo e fugindo dos momentos decisivos, tentando passar despercebido para não receber nenhuma atribuição. Para trabalhar com ele é essencial demandar alguma tarefa antes que ele tenha a oportunidade de desaparecer. Garanta que todos os integrantes, mesmo o mais escorregadio, tenham uma tarefa a ser cumprida até o próximo encontro. E mantenha contato constante para que ele saiba que você não vai se esquecer do que foi pedido a ele.


6 tipos de estudantes e como identificá-los em seu grupo: 6. O popular aproveitador

Esse é o integrante amigável e conhecido por todos, que se aproveita da sua popularidade para escapar das próprias tarefas. Se você suspeita que um dos integrantes da equipe vai tirar proveito do trabalho alheio, uma boa ideia é produzir relatórios individuais sobre as tarefas realizadas. Assim, ele será obrigado a realmente colocar a mão na massa. Outra opção para esse tipo de colega é sugerir que vocês dois façam uma parte juntos. Assim, você garante que ele estará realizando a parte que lhe cabe sem trapaças.


Fonte: Universia Brasil