Mídia / Jornal Fera

6 maneiras de turbinar seus estudos durante 2016

11/12/2015

Muitos estudantes começam se preparar desde o início do novo ano para exames como o vestibular e o Enem, por exemplo. Quando chegam os últimos meses do ano e começam a aparecer os resultados das provas, chega o momento de fazer um feedback do seu próprio plano de estudos, vendo quais foram as técnicas de estudo mais eficientes e que mais trouxeram resultados positivos.

Pensando nisso, a seguir separamos 6 técnicas para turbinar seus estudos ao longo de todo o ano. Confira abaixo:

1 - Faça resumos
Uma boa estratégia para assimilar melhor os conteúdos é fazer resumos dos assuntos mais importantes. Isso pode funcionar bastante para quem possui habilidades com a escrita e tem a memória mais visual. Uma boa dica é elaborar fichas-resumo das matérias, por exemplo, para facilitar a sua organização na hora de estudar. Contudo, lembre-se de não anotar tudo na sua síntese, apenas o que for essencial.


2 - Use um critério de classificação
Na hora de estudar, a organização é fundamental. O primeiro passo para ter um plano de estudo eficiente é saber como organizar a grande quantidade de assuntos que podem aparecer, categorizando-os conforme a área. Por isso, é importante que você elabore um método próprio de classificação das matérias, de forma que você consiga entender do que se trata cada conteúdo. Você pode utilizar tabelas, números e gráficos, por exemplo.

3 - Faça desenhos relativos ao conteúdo
Essa pode ser uma dica bastante eficiente, principalmente se você tem habilidade para desenhar. Se esse for seu caso, procure fazer desenhos que possam lembrar os conteúdos, para fazer uma associação e despertar sua memória visual. Você pode fazê-los na própria folha do caderno, ao lado de suas anotações, por exemplo. Ou então, você pode manter um caderno que contenha somente suas ilustrações, se achar melhor na hora de estudar.

4 - Escute música
Alguns estudos comprovam que escutar música enquanto estuda pode aumentar o desempenho dos alunos. Sobretudo se tratar de música clássica. Portanto, você ver se essa estratégia funciona para o seu perfil. Além disso, você também pode usar as músicas para facilitar a decoração de fórmulas ou conceitos mais específicos sobre as matérias. Algumas escolas e cursinhos, por exemplo, já costumam usam essa estratégia com os alunos.

5 - Estude com os seus amigos
Discutir o conteúdo com os amigos pode ser uma ótima estratégia de estudos. Isso porque, ao explicar determinada matéria a um colega, você acaba treinando o seu próprio conhecimento, além de desenvolver melhor a capacidade de síntese, vendo se realmente conseguiu assimilar o que estudou. Além disso, durante esse estudo colaborativo, você também pode tirar as suas dúvidas.

6 - Procure um ambiente adequado
Procurar por um ambiente adequado para estudar é fundamental. É mais interessante realizar seus estudos num lugar calmo e longe de distrações que possam interrompê-lo e tirar o seu foco.

Fonte: Universia Brasil