Mídia / Jornal Fera

5 principais motivos que levam um jovem a fazer um intercâmbio

25/05/2017

O que leva um jovem a querer realizar um intercâmbio? Os motivos são vários e muito diversos, porém, alguns se destacam como principais entre os jovens. A Belta, empresa especializada em intercâmbios, visando justamente compreender quais as razões que levam a essa decisão, realizou a Pesquisa Selo Belta 2017 e trouxe uma série de tópicos sobre o que desperta o interesse por uma experiência internacional.

Confira a seguir os 5 principais motivos que levam um jovem a fazer um intercâmbio:

NOVO IDIOMA

Parte fundamental de um intercâmbio, a aprendizagem de um novo idioma também é o que mais faz com que o interesse dos jovens desperte para esse tipo de experiência. A ideia de estudar outra língua em um local no qual ela é nativa, podendo utilizá-la no dia a dia faz com que muitos estudantes optem pelos cursos de idiomas. O inglês é o mais
buscado.

FORMAÇÃO
A ideia de iniciar ou continuar uma graduação fora é o segundo motivo que mais leva os jovens ao intercâmbio. O objetivo é construir uma formação acadêmica internacional, que seja ampla e permita buscar diversas opções dentro do mercado de trabalho. Isso vale também para aqueles que escolhem programas de pós-graduação e mestrado, por
exemplo.

CURRÍCULO DIFERENCIADO
Atrair mais a atenção do mercado de trabalho, demonstrar experiência, maturidade, pluralidade e a capacidade de se adaptar a situações novas. Ou seja, fomentar o currículo e diferenciá-lo de alguma forma é o motivo que fecha o “top 3” de razões que levam os jovens a estudar fora. A ideia é de que quanto maior ou melhor a experiência, mais destaque ao currículo.

EMPREGABILIDADE
Ao diferenciar um currículo por meio do intercâmbio, o jovem também ganha mais espaço no mercado de trabalho, logo, não surpreende que a aumentar a empregabilidade seja justamente o motivo seguinte à diferenciação do CV. Com uma experiência internacional, as chances de chamar a atenção de grandes empresas crescem.

VIVÊNCIA INTERNACIONAL
Conhecer novas culturas e interagir com pessoas diferentes de você é um dos motivos de destaque para se fazer um intercâmbio, porém, nesse caso se trata não apenas uma vivência internacional baseada na troca entre experiências, mas sim uma voltada justamente para a carreira. Estudar fora é, além de uma chance para diferenciar o currículo, uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos e aprender a utilizá-los já fora de seu próprio país.

Fonte: Universia Brasil