Mídia / Jornal Fera

5 livros e 1 filme para começar a falar de inclusão

08/07/2016

1 -Ensaios Pedagógicos – Como Construir uma Escola para Todos? (Lino de Macedo, 168 págs., 59 reais): Este é, de fato, um livro maravilhoso. Vale a pena ler do começo ao fim, com destaque para o capítulo “Fundamentos para uma Educação inclusiva”. Lino aborda a questão da inclusão de um viés que considera a ética e as relações entre as pessoas como ponto de partida para pensar na questão. É uma proposta de reflexão que nos coloca como sujeitos responsáveis e envolvidos por princípio com este tema.

2 -Educação Impossível (Maud Mannoni, 317 págs., indisponível para compra): Referência no tratamento e Educação de crianças autistas e psicóticas, Maud Mannoni, psicanalista belga, tem como uma de suas principais contribuições o trabalho desenvolvido na Escola Experimental de Bonneuil, que tinha como objetivo a reinserção desses pequenos sujeitos na sociedade.

3- Educação Inclusiva – Contextos Sociais (Peter Mittler, 264 págs., 87 reais): Autor atual, o inglês Peter Mittler apresenta uma reflexão abrangente sobre a urgência da implementação de políticas públicas que viabilizem a Educação inclusiva e com qualidade para todos. Essa é a condição para a construção plena de uma nação justa e verdadeiramente desenvolvida.

4 - A Pedagogia na Escola das Diferenças (Philippe Perrenoud, 230 págs., 75 reais): Considerando as desigualdades sociais vigentes atualmente como corresponsáveis pelo fracasso escolar de muitos alunos, Perrenoud nos oferece uma pensata sobre a escola e a necessidade de ver as diferenças de qualquer natureza como pressupostos a serem considerados para a efetivação de um projeto escolar eficiente. O apoio aos alunos, a individualização dos percursos e a consideração dos contextos sociais e culturais se colocam para ele como ferramentas de trabalho valiosas para professores e alunos.

5- Educação para o Futuro – Psicanálise e Educação (Maria Cristina Kupfer, 160 págs., 58 reais): Tendo como fundamento a prática desenvolvida na Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), esse livro relata a experiência de uma Educação que leva em conta o desejo e seu sujeito. Reconhecer o ímpeto e os limites que lhe são impostos constitui uma subjetividade e essa é uma das tarefas fundamentais da Educação no mundo em que vivemos. Cristina Kupfer é psicanalista, educadora e diretora do centro de excelência Lugar de Vida.

6 – Filme: Colegas (Marcelo Galvão, 103 min, 29,90 reais). O longa trata de maneira simples e divertida diversos aspectos relacionados à diversidade, o preconceito e a desinformação das pessoas. O pano de fundo da histórias são as aventuras vividas por três jovens com Síndrome de Down a partir do momento em que resolvem fugir da instituição onde vivem num Karmann-Ghia (carro esportivo) vermelho. Vale a pena assistir.

Já conheciam essas obras? Há outras que vocês gostariam de indicar? Deixe registrado aqui nos comentários.

Fonte: Nova Escola | Por: Anna Rachel