Mídia / Jornal Fera

5 dicas para que você REALMENTE APRENDA a matéria antes da prova

21/07/2014

Decorar e aprender são atividades bastante diferentes, sobretudo para o estudante que, com os vestibulares se aproximando, tem que estar com os conteúdos na ponta da língua. Por isso, para que você tenha certeza de que está absorvendo as matérias e não meramente guardando-as por um breve período, a Universia Brasil separou algumas dicas valiosas. São elas:

1 – Teste seus conhecimentos diariamente
Testar se você compreendeu a matéria fazendo exercícios ou simplesmente discorrendo sobre a matéria sozinho, ajuda você não apenas a simplesmente memorizar os conteúdos, mas também a fazer com que sua absorção seja ainda mais profunda.

2 – Largue seu celular um pouco
É verdade que, se utilizados de uma maneira saudável, os celulares podem até te ajudar nesse processo de aprendizagem. No entanto, estudos recentes apontaram uma relação entre uso exagerado dos celulares e ansiedade, um dos fatores que mais afeta o desempenho dos alunos na sala de aula. Não bastasse isso, passar muito tempo em digitando no seu smartphone geralmente coíbe o estudante de praticar esportes, atividade comprovadamente ligada à melhora da memória a longo prazo.

3 – Esqueça dessa mania de tentar memorizar tudo
Embora essa seja uma técnica usada pelos alunos como preparo para aquela prova que ele não tem muito interesse, na hora do vestibular pode atrapalhar. Ao memorizar um conteúdo, sua capacidade de se lembrar de detalhes, por incrível que pareça, é afetada, algo bastante importante nas questões de múltipla escolha, por exemplo. Para de fato aprender, você deve lidar com a matéria por algumas semanas, praticando o máximo possível.

4 – Use a música como aliada
Quando você está aprendendo um novo idioma, ouvir músicas pode ajudá-lo não apenas a melhorar sua capacidade de compreensão, como também a expandir seu vocabulário com expressões usadas rotineiramente nos países falantes dessa língua. Além disso, você deve conhecer os benefícios que as músicas podem trazer quando o assunto é lembrar as fórmulas de física, certo? Portanto, não perca tempo. Seja escutando músicas já existentes ou criando suas próprias, use-as a seu favor para estudar.

5 – Durma
Você já deve ter ouvido da sua mãe que, para ter um bom desempenho na escola, você deve dormir bastante. Bem, por mais que seja ótimo usar essa desculpa para cochilar durante a tarde, pesquisas mostram que a relação entre o sono e o aprendizado é outra. O mais apropriado a se dizer é que a hora em que você vai dormir influencia na sua compreensão da matéria, ou seja, se você dormir logo depois que você ler a matéria, as chances de você absorver os conteúdos a longo prazo são muito maiores.

Fonte: Universia Brasil