Mídia / Jornal Fera

5 dicas para ler rapidamente

07/10/2013

1. Estabeleça uma base de tempo
O primeiro passo que você deve tomar é estabelecer uma base de tempo. Pegue um livro, um cronômetro e comece a marcar os minutos. Leia 10 páginas e anote seu resultado.

2. Folhear
Para ler mais rápido, comece a apenas folhear o livro. Primeiro, procure pelo título, depois a introdução, o índice e depois a conclusão.

3. Visualize
Agora que você já passou pelo segundo passo, não leia. Apenas visualize o conteúdo em geral. Para isso, você pode evitar os artigos e o hábito de falar as palavras que você lê em voz baixa ou apenas em sua mente. Depois disso, passe a observar frases inteiras de uma só vez.

4. Utilize algo para guiar a leitura
Acompanhe a leitura com os dedos ou uma régua para não se perder entre as palavras. Se você estiver lendo pelo computador, você também pode selecionar as frases com o mouse e para melhorar o foco, feche todas as abas abertas e deixe apenas aquela que você deseja ler. Evite qualquer distração como TV ou música.

5. Pratique
Aumente sua quantidade de leitura diária e procure marcar o tempo algumas vezes para medir seu progresso. Lembre-se também que ler rápido não adianta se você não compreender o conteúdo.


Fonte: Universia Brasil