Mídia / Jornal Fera

5 dicas para fazer apresentações acadêmicas incríveis

19/10/2016

Na universidade os estudantes são submetidos a diversos tipos de trabalhos acadêmicos e, alguns deles, envolvem a produção de apresentações para a sala. Durante esses momentos, alguns alunos não têm um bom desempenho, porque não sabem como devem agir. Confira as dicas para que você tenha sucesso nas suas apresentações acadêmicas:

1 – Seja criativo
Encontre elementos criativos dentro do assunto que você irá abordar. Dessa forma, sua apresentação acontecerá de maneira mais fluída, mantendo a atenção dos colegas de sala. Além disso, esse elemento pode fazer com que o professor também fique mais atento e, consequentemente, dê uma nota maior do que comparada com a dos seus colegas.

2 – Mantenha a confiança
Enquanto estiver diante da sala falando sobre o tema que se propôs, mantenha a confiança. Para isso, estude bem o assunto para que fique mais fácil falar sobre ele com propriedade. Além de ser mais simples compreender as ideias que se propõe a falar, é comum que seu público preste mais atenção, à medida que você demonstra conhecimento sobre o assunto.

3 – Pense em como irá apresentar
A preparação para a apresentação também é de grande importância. Pense em como você irá falar sobre cada um dos tópicos, preveja possíveis situações que podem acontecer e como pode contorná-las. Uma boa preparação pode ajudá-lo a ter um bom desempenho e conquistar o interesse de todo o público, inclusive dos professores.

4 – Seja claro
Antes de se apresentar para toda a sala é importante que você treine. Peça ajuda para um colega ou fale para si mesmo todos os temas que serão abordados durante a apresentação. Preocupe-se em passar uma imagem clara e concisa, buscando o entendimento de todos os que estarão assistindo sua fala. Organize bem seu pensamento para facilitar o momento de mostrar para todos o resultado do seu trabalho.

5 – Fique calmo
Por mais que você saiba todo o conteúdo, manter a calma pode ser um grande diferencial durante sua apresentação. Caso isso não aconteça, você pode esquecer de falar algum conteúdo importante, além de correr o risco de cometer erros que dificultem o entendimento do seu público.

Fonte: Universia Brasil