Mídia / Jornal Fera

5 dicas para conciliar trabalho e estudos

01/09/2016

1. Crie uma rotina e organize seu tempo
O primeiro passo para conseguir conciliar várias atividades é criar uma rotina. Estabelecer horários para iniciar e concluir as suas atividades é a melhor forma de fazer as coisas funcionarem sem que uma tarefa atropele a outra. Planeje com antecedência e defina quais são as tarefas mais importantes a serem realizadas.

Adote uma agenda ou um calendário para lhe auxiliar. É preciso definir também qual é a sua prioridade no momento: se for o trabalho, procure encaixar as aulas e os estudos nos horários livres. Se for conquistar o diploma, você pode por exemplo, encontrar um trabalho cujos horários sejam mais flexíveis.

2. Mantenha suas tarefas em dia
Manter suas atividades em dia é fundamental! Dessa forma, as tarefas não se acumulam de forma descontrolada e você evita perder os prazos e o sossego. Você também garante que suas tarefas sejam executadas da melhor forma possível e ainda obtém um bom desempenho tanto nos estudos quanto no trabalho.

3. Utilize a tecnologia a seu favor
Muitas são as opções tecnológicas disponíveis nos dias atuais que são verdadeiras ferramentas em questões de organização. Procure utilizar programas e aplicativos que ajudem a otimizar o tempo. Pode ser calendários, notinhas coloridas, organizadores de tarefas e agendas eletrônicas com alarmes, que piscam e que possuem uma infinidade de outras atribuições para não deixar que você perca a noção do tempo ou agende mais de uma atividade simultaneamente. Veja algumas sugestões de programas e aplicativos neste artigo que preparamos para te auxiliar a se organizar nos estudos.

4. Procure dormir bem
Ter uma boa noite de sono também é imprescindível. O cérebro absorve muito mais informações quando está descansado, além de funcionar com mais clareza e determinação, garantindo melhor produtividade em suas atividades.

5. Cuide da sua saúde
Trabalhar e estudar incessantemente, além de ser um veneno para a saúde, também reduz a produtividade pois o cansaço e o estresse aumentam muito. Estabeleça um horário para fazer uma pausa.

Este tempo será essencial para o corpo e a mente relaxarem, e também para poder ver familiares e amigos e cuidar de sua vida social.

Lembre-se que o ser humano também necessita de carinho, afeto e diversão. Aproveite para ler um livro, ver um filme ou simplesmente descansar. Mas não se esqueça de estabelecer um limite para este break também, para que todo o seu esforço em se organizar não tenha sido em vão.

Adequar as agendas apertadas de trabalho e estudo não é tão difícil, exige esforço e determinação daqueles que desejam seguir esse caminho, mas é totalmente possível conciliar as duas coisas com apenas algumas mudanças e sem que o seu planejamento fuja do controle.


Fonte: Blog Instituto IBE