Mídia / Jornal Fera

5 cursos novos que você (provavelmente) não conhecia

13/05/2016

CIÊNCIAS DO TRABALHO
O trabalho, sua evolução ao longo da história, no mundo e no Brasil, e a gestão de conflitos e disputas é o foco dessa graduação. O profissional tem como campo de atuação, entre outros, os sindicatos e órgãos do poder legislativo. Economia política, história e sociologia constituem os fundamentos teóricos da graduação. A primeira turma concluiu o curso em 2015.

Onde estudar: Escola Dieese de Ciências do Trabalho (SP)


LIBRAS
É o estudo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada por surdos. Esse profissional faz a tradução e a interpretação da língua. Além de transmitir conversas, palestras auditiva, pode elaborar material literário. Trabalha em escolas, emissoras de TV, produtoras de vídeo, organizações não governamentais e editoras especializadas.

Onde estudar: mais de 30 instituições oferecem o curso, a maioria delas universidades federais.


NANOTECNOLOGIA
É a ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos de partículas minúsculas, na escala de nanômetros (um nanômetro equivale à bilionésima parte de um metro). Esse profissional é capaz de organizar átomos e moléculas a fim de criar um novo material ou novo processo. Ele atua no setor de pesquisa e desenvolvimento de diversas áreas, da medicina à computação.

Onde estudar: UFRJ


EDUCOMUNICAÇÃO
O profissional formado por esse curso utiliza os meios de comunicação para gerar conteúdo de informação e educação. Ele integra equipes que desenvolvem projetos educacionais com o uso de TV, internet ou jornal. Assessora ONGs, veículos de comunicação, estabelecimentos de ensino e órgãos públicos em projetos de comunicação e educação.

Onde estudar: USP e UFCG


ENGENHARIA DE TRANSPORTE E MOBILIDADE
O curso forma o engenheiro que gerencia a implantação de obras, como construção e duplicação de estradas, em sistemas viários, como ferrovias, rodovias, portos e aeroportos. Também cabe a esse profissional projetar sistemas de transporte de passageiros e de cargas, e a operação desses sistemas.

Onde estudar: Cefet-MG, Facens, IFG, UFG, UFMT, UFPA, UFSC, UFSM, Unifei


Fonte: Guia do Estudante | Por: Lisandra Matias