Mídia / Jornal Fera

5 atitudes que todo professor inovador precisa desenvolver

27/11/2015

Em um cenário cada vez mais marcado por mudanças e acompanhado do avanço tecnológico, a educação também é inserida em um novo panorama. Diante disso, o papel dos professores também muda: a função desses profissionais não é mais apenas transmitir conteúdos e aplicar avaliações, mas sim ajudar a construir o futuro dos alunos, desenvolvendo novas habilidades, que são costumeiramente mais valorizadas.

Pensando nisso, separamos 5 técnicas de ensino que todo professor do futuro deve desenvolver. Confira:

1 - Estimule a curiosidade dos alunos
É importante estimular o espírito curioso dos alunos, incentivando que eles façam perguntas durante a aula. Afinal, isso mostra que eles estão interessados no assunto e desejam aprender mais. Para isso, você separar um momento para realizar atividades mais dinâmicas, que relacionem o conteúdo a temas cotidianos, por exemplo. Lembre-se de que uma turma quieta nem sempre é uma turma interessada.

2 - Incentive o aprendizado colaborativo
Realizar atividades em grupo pode ser uma ótima forma de conduzir o ensino afim de torná-lo mais colaborativo, permitindo que os estudantes compartilhem conhecimentos e opiniões entre si. Trata-se de uma habilidade importante a ser desenvolvida, já que pode estimular o trabalho em equipe, muito valorizado no ambiente profissional. Como professor, você também deve participar desse processo, mostrando-se disposto a ouvir os alunos.

3 - Proponha desafios
É interessante propor atividades que desafiem os estudantes, para além do conteúdo básico visto durante as aulas. Você pode realizar competições entre a classe, propondo a realização de um exercício diferente, com um maior grau de dificuldade, por exemplo. Contudo, é preciso estar atento para que a aula esteja bem divida, sabendo a hora certa para impor certos limites.

4 - Contextualize
Diante de um contexto em que os alunos buscam cada vez mais praticidade, é importante mostrar como aplicar no cotidiano o conteúdo visto em sala de aula. Estabelecer essa relação, de forma que os estudantes enxerguem que a matéria é útil não só para tirar uma boa nota, como também para a própria vida, pode ser um fator fundamental.

5 - Certifique-se de que os alunos estão compreendendo o conteúdo
Mais importante do que saber uma definição ou um significado é compreendê-lo. Por isso, é importante manter um feedback sincero com os alunos, certificando-se de que eles realmente compreenderam o conteúdo abordado durante a aula, estando sempre disposto a explicar novamente caso necessário.

Fonte: Universia Brasil