Mídia / Jornal Fera

4 passos para melhorar a sua capacidade de escrita

12/05/2014

Para algumas pessoas escrever é um grande desafio. Seja por que elas não estão acostumadas a colocar seus pensamentos no papel ou porque nunca precisaram fazer isso. Escrever bem pode ser uma tarefa desafiadora para alguns. Se você deseja melhorar essa habilidade, veja 4 passos para conseguir isso:

1 – Estratégia

Antes que você pegue uma caneta e uma folha de papel é importante desenvolver uma estratégia de escrita. Dependendo da sua dificuldade ao escrever, a estratégia deve possuir aspectos diferentes. Por exemplo: se você sente que não consegue colocar as ideias no papel, tente estabelecer um tempo limite para escrever sobre um assunto que você já tenha intimidade. Além de ajudá-lo a escrever mais rapidamente, essa técnica pode desenvolver a capacidade de transformar pensamentos em palavras.

2 – Propósito

Tão importante quanto a estratégia, ter um propósito ao escrever é essencial para melhorar a escrita. Antes de começar a escrever, pondere sobre o que você quer passar no seu texto e quais são os caminhos que você deve tomar para chegar a uma conclusão. Para isso, escreva frases soltas ou conceitos sobre os principais aspectos a serem abordados no seu texto e faça o desenvolvimento a partir disso. Ao saber quais são os seus propósitos, escrever se torna um desafio menor.

3 – Leia

Um dos exercícios mais eficazes para melhorar a escrita é a leitura. Tenha o hábito de ler, e não necessariamente só livros: leia histórias em quadrinhos, revistas, crônicas, etc; Qualquer tipo de leitura é válida para desenvolver a capacidade de organizar melhor as ideias e escrever bem.

4 – Pratique

Por fim, assim como qualquer outra habilidade, a escrita também requer prática. Tenha o hábito de escrever os seus pensamentos, e pense na possibilidade de ter um diário. Ao ter o costume de transformar suas ideias e palavras, escrever sobre outros assuntos será mais fácil.

Fonte: Universia