Mídia / Jornal Fera

4 dicas para evitar o estresse durante as provas finais

25/11/2013

O período próximo às provas finais sempre traz grandes preocupações para os estudantes, mesmo que eles não estejam em situações tão críticas quanto às notas. O problema é que deixar o estresse tomar conta de você pode prejudicar significativamente o seu desempenho. Certas práticas podem ajudar um estudante a diminuir o risco de que isso aconteça, mas para isso é essencial saber como manter a calma.

Se você já está se sentindo tenso com as provas, confira 4 dicas para evitar o estresse durante esse período


4 dicas para evitar o estresse durante as provas finais: 1. Tenha uma boa noite de sono

Provavelmente você já ouviu isso e deve ter respondido que é muito difícil dormir bem, visto que está extremamente ansioso para a prova que vai acontecer. Porém, você precisa se conscientizar da importância de uma boa noite de sono. Sem estar descansado, será impossível se concentrar no dia seguinte. Por isso, procure relaxar antes de se deitar, para garantir que você dormirá bem.


4 dicas para evitar o estresse durante as provas finais: 2. Saia de casa mais cedo

Se você é o tipo de estudante que se sente tenso com a espera até a prova começar, uma boa alternativa é sair mais cedo de casa. Dessa maneira, além de se sentir em movimento, você garante que estará no colégio na hora agendada. Lembre-se de que o trânsito pode ser mais pesado durante as manhãs, o que faz com que essa seja a saída mais inteligente.


4 dicas para evitar o estresse durante as provas finais: 3. Alimente-se bem

Muitos estudantes se sentem tão nervosos com as provas finais que mal conseguem se alimentar nos momentos que antecedem esse evento. Porém, essa é uma escolha errada. Estando mal alimentado você não consegue se concentrar e acaba correndo o risco de passar mal e não conseguir finalizar o teste. Se você estiver se sentindo ansioso demais para comer em casa, pelo menos leve uma fruta ou lanche saudável para fazer antes da prova.


4 dicas para evitar o estresse durante as provas finais: 4. Reserve um momento para concentração

Assim que chegar ao colégio ou ao local onde o teste será realizado, encontre um lugar mais tranquilo e silencioso onde você possa ficar sozinho. Use esse momento para relaxar e se concentrar nos conhecimentos que você possui. Tente se acalmar o máximo possível e depois recuperar todo o conteúdo estudado. Respire fundo, isso vai ajudar você a manter o controle.


Fonte: Universia Brasil