Mídia / Jornal Fera

4 dicas para economizar durante o primeiro estágio

11/11/2015

O período universitário costuma ser marcado por uma série de experiências novas na vida do estudante. Em geral, é uma época de conviver com novos amigos e professores, tendo acesso a vários conteúdos diferentes. Além disso, geralmente é nesse período que muitos alunos começam o primeiro estágio, dando início à trajetória profissional. Diante disso, é necessário que o estudante aprenda desde cedo como economizar o próprio salário, gastando-o somente com o que for necessário, para que no futuro, esteja mais preparado para cuidar das suas finanças.

Pensando nisso, separamos 4 dicas para aprender a guardar dinheiro durante o primeiro estágio. Confira abaixo:

1 - Primeiro, analise todas as opções
Antes de gastar o seu salário, é importante ter a mente aberta e analisar diversas opções. Por exemplo, se você planeja comer fora, é interessante listar todos os lugares possíveis que você pode frequentar, analisando o custo-benefício de cada um deles. Talvez você chegue à conclusão de que aquele estabelecimento mais barato oferece um melhor serviço do que o mais caro. Ter esse tipo de consciência é um dos segredos para economizar.


2 - Mantenha o foco nas suas prioridades
É fundamental listar as próprias prioridades para um determinado momento, pois isso pode evitar muitos gastos desnecessários. Antes de gastar. É importante fazer perguntas como “Eu preciso mesmo disso?”, “O que está fazendo mais falta no momento?” ou “Eu consigo viver sem isso?”, por exemplo.

3 - Compare os preços
Comparar o custo-benefício de diferentes produtos e serviços é muito importante para o universitário. Tenha o hábito de pesquisar onde ficam lojas mais baratas e se há possibilidade de obter algum desconto em algo que for adquirir. Converse com os seus amigos, peça sugestões a eles. Também é interessante prestar atenção para não adquirir um produto mais barato com uma qualidade inferior.

4 - Informe-se sobre descontos e benefícios
É importante procurar por benefícios que você pode adquirir por ser um universitário, pois, em geral, muitos estabelecimentos costumam dar descontos para quem é estudante. Outra dica: imagine que você precisa adquirir um livro para uma aula: antes de comprá-lo, seria interessante pesquisar se ele está disponível para empréstimo na biblioteca da sua faculdade, por exemplo. Ter o hábito de se informar sobre as vantagens que você pode usufruir é fundamental para economizar o seu primeiro salário.

Fonte: Universia Brasil