Mídia / Jornal Fera

10 necessidades que todos os estudantes possuem

26/02/2014

Por mais que uma educação personalizada, em que os professores conhecem todos os alunos, seja necessária para uma boa formação, existem 10 coisas que todo estudante precisa. Essas necessidades são universais e podem ser encontradas em qualquer sala de aula. Conheça quais são elas e saiba como ajudar os seus alunos com isso:

1 – Bons modelos

Todo estudante necessita de um modelo para se espelhar. Isso não significa necessariamente que você será esse modelo, porém, é importante que ele se inspire em alguém. Conte histórias de inventores e grandes nomes da história para eles – isso ajudará muito para se tornarem melhores pessoas e profissionais.

2 – Autoconhecimento

É importante que você passe para os seus alunos noções de autoconhecimento e que ele saiba a importância dele para o mundo. De onde viemos? Para onde vamos? Qual é o meu papel na sociedade? Instigue essas dúvidas e eles serão pessoas melhores.

3 – Feedback

Por mais que você ache que somente devolver trabalhos com anotações basta para uma boa formação escolar, isso não é sempre verdade. É essencial que você converse regularmente com cada um deles ou mesmo em pequenos grupos. Saber onde cada um está falhando e investir tempo para corrigir isso é o segredo para alunos mais focados e determinados.

4 – Criatividade

Muito tem se falado sobre a relação entre criatividade e escola. Alguns acreditam que a escola é o lugar em que o lado criativo da criança é minado, enquanto outros acham que, sem escola, não tem como desenvolver a criatividade dos jovens. Independentemente dessa discussão, abra espaço para que seus alunos se sintam confortáveis para sugerir novas ideias.

5 – Prática

Todo estudante, a não ser os superdotados, precisam de muito treinamento para alcançar a prática. Se você não passa exemplos e exercícios suficientes não espere que eles obtenham bons resultados nas provas.

6 – Chances

É importante que você ofereça diversas chances para os seus alunos. Se na instituição de ensino que você leciona é permitido dar mais de uma avaliação por mês, deixe a preguiça de lado e faça mais de um teste. Todos os alunos devem ter a chance de aprender com os seus erros e obter resultados melhores.

7 – Descanso

Por maior que seja o conteúdo que você precisa passar para eles, não force a barra: todo aluno precisa de descanso e momentos de descontração. Está vendo que a aula não está mais rendendo? Dê 5 minutos para fazerem outras atividades ou fale sobre um assunto diferente.

8 – Aprovação

Todo estudante precisa ter a sensação de que ele é aceito pelo professor. Por mais que as notas são sejam as maiores, demonstre que você compreende o esforço dele e que você torce para que ele obtenha resultados melhores. Se você mostrar que não se importa com o desenvolvimento acadêmico do aluno, será difícil que ele se sinta estimulado para melhorar.

9 – Ferramentas

É essencial que você forneça ferramentas para que os seus estudantes consigam obter bons resultados. Indique livros, textos e vídeos que possam ajudá-los a compreender o conteúdo. Além disso, não deixe de tirar todas as dúvidas que surgirem.

10 – Estratégias

Forneça estratégias de estudo para os estudantes. Dê dicas de como eles podem estudar o conteúdo dado e exemplifique. Isso irá ajudá-los a estudar em casa e se tornar alunos mais eficientes e capazes.

Fonte: Universia